Margaret_Hamilton

A MULHER QUE POUSOU A APOLLO 11 NA LUA

Em 25 de novembro de 2016 por HiArbix em Highlights, Pesquisa

Torba Azenha

Margaret Hamilton, americana de 80 anos, recebeu de Barack Obama, num de seus últimos atos, a Medalha Presidencial da Liberdade, o mais alto prêmio civil dos Estados Unidos, que é concedido aos que fizeram uma contribuição especialmente relevante para o país.

Ela foi diretora da Divisão de Software no Laboratório de Instrumentação do MIT que desenvolveu o programa de voo usado no projeto Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua. O software de Hamilton impediu que o pouso na lua fosse abortado. O resumo da história: quando faltavam três minutos para a Apollo 11 pousar, vários alarmes começaram a tocar. O computador ficou sobrecarregado com as atividades do radar de aproximação, desnecessárias para o pouso. Mas devido à arquitetura engenhosa do software, o sistema continuou funcionando e as atividades prioritárias interromperam as menos prioritárias. A falha, mais tarde foi constatado, foi um erro cometido pelos astronautas.

Ela se destacou em um campo totalmente dominado por homens, numa época em que mulheres não eram levadas a sério. Margaret Hamilton foi muito além de simplesmente escrever o programa de voo da Apollo 11, ela criou novos conceitos e metodologias que ainda hoje permeiam a computação.Um grande passo para as mulheres e para a humanidade.