BRASILEIROS INOVAM VENTILAÇÃO PULMONAR

Em 26 de abril de 2017 por Torba Azenha em Highlights, Saúde

Torba Azenha

Este ano entra em operação a fábrica da Magnamed nos Estados Unidos. Com um produto inovador, em apenas seis anos, a startup criada por 3 brasileiros conseguiu conquistar uma fatia do disputado mercado de equipamentos hospitalares.

Os sócios (Wataru Ueda, Tatsuo Suzuki e Toru Miyagi Kinjo) se conheceram trabalhando numa fábrica de ventiladores pulmonares. Quando propuseram inovações que a empresa não quis bancar, eles decidiram criar seu próprio negócio e conseguiram apoio da Fapesp para o ciclo inicial de desenvolvimento do novo produto.
O aparelho que construíram, o OxyMag, é um ventilador pulmonar que garante a respiração de pacientes com dificuldades de respirar por conta própria. Projetado para ser usado por equipes de resgate e emergência e no transporte intra-hospitalar, o equipamento chegou ao mercado em 2011 com importantes diferenciais com relação aos outros ventiladores: é instantaneamente adaptável a qualquer paciente – de recém-nascidos a adultos -, portátil e muito fácil de usar. Além disso, possui uma bateria com seis horas de autonomia, o que permite o uso em condições climáticas e de transporte difíceis.
A empresa já vendeu cerca de 1.700 ventiladores pulmonares no Brasil e outros 1.300 foram exportados para Europa, América Latina, África e Oriente Médio.
Veja como o OxyMag funciona: