CARNES SEM ANIMAIS

Em 22 de março de 2017 por HiArbix em Highlights, Pesquisa

Torba Azenha

Um novo estudo publicado na revista Scientific Reports, da Nature, nos levou um passo mais perto do sonho da carne “livre de animais” ou carne “cultivada” em laboratório. O documento descreve uma pesquisa que gerou músculos a partir de uma linha de células-tronco suínas, em vez de células primárias, extraídas diretamente de um porco.

A pesquisa foi patrocinada pela Memphis Meats, uma startup “foodie”, que se dedica “cultivar” carne comestível em um laboratório. No ano passado lançou uma almôndega e agora trabalha no desenvolvimento de outras carnes e no planejamento de seus negócios.

Desde 2013, o preço de 150 gramas da carne de laboratório caiu de US$ 325.000 para apenas US$ 11,36, tornando-a 30.000 vezes mais barata do que era. A tendência é continuar caindo, já que outras empresas também estão oferecendo o produto.

Além do negócio, que promete para se tornar milionário, esse processo responde à desafios muito relevantes: a segurança alimentar, as doenças infecciosas emergentes, o sofrimento dos animais e a degradação ambiental provocados pela crescente procura mundial por produtos animais produzidos convencionalmente.

Vale ver este vídeo para saber mais: