Donald Trump e a Inteligência Artificial

ELEIÇÃO AMERICANA VAI AJUDAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Em 19 de novembro de 2016 por HiArbix em Highlights, Inteligência Artificial

Torba Azenha

A vitória de Donald Trump gerou grande apreensão na comunidade científica. Todos estão calculando os retrocessos que o novo presidente americano vai causar à pesquisa e à inovação.

Algumas pessoas, ao contrário, estão vendo uma oportunidade, principalmente os que se dedicam à IA e “machine learning” e a razão é o total fracasso desses sistemas na previsão dos resultados eleitorais. Os melhores pesquisadores conduziram milhares de pesquisas convencionais que erraram o resultado, afinal, uma boa pesquisa só é possível quando o modelo criado para sustentá-la é bom. Se o modelo é baseado em suposições erradas, as respostas serão erradas. E tudo indica que a maioria das máquinas foram “alimentadas” com dados incompletos sobre as pessoas e sua cultura.

Uma das únicas empresas que conseguiu prever a vitória do republicano com seu sistema de IA foi a Havas. O EagleAI, que trabalhou na cobertura eleitoral da ITV News previu que Trump iria levar. O sistema foi alimentado com dados capazes de fazê-lo compreender o sentimento, o tom e a emoção e usá-los para entender o comportamento dos eleitores. O EagleAi mostra o quanto precisamos expandir nossa compreensão do comportamento humano e que é preciso abandonar os estereótipos e desenvolver uma compreensão mais rica e mais significativa das pessoas, suas crenças, valores, necessidades e desejos.

Tudo indica que sociólogos serão ainda mais requisitados para ajudar no desenvolvimento da Inteligência Artificial.