avanço Inteligência Artificial

GOOGLE DERROTA CAMPEÃO EUROPEU DE GO

Em 22 de abril de 2016 por HiArbix em Highlights, Inteligência Artificial

AlphaGo, o novo programa de Inteligência Artificial desenvolvido pelo Google, dominou o jogo de tabuleiro chinês Go, usando algoritmos intuitivos e de tomada de decisão sofisticadas. É um passo importante na criação de programas de IA capazes de antecipar e planejar para o futuro.

As regras do Go são mais simples do que o xadrez e consistem na utilização de pedras pretas e brancas em um tabuleiro em grade, todavia  o GO é considerado um desafio maior para os computadores devido ao grande número de movimentos possíveis.

De acordo com Julian Schrittwieser, um dos autores do artigo sobre o novo programa que foi publicado na Nature, as razões pela qual o Go é mais difícil para os computadores do que o xadrez é devido ao número de configurações possíveis no jogo – que é 10171 contra 1047  do xadrez , o número de movimentos disponíveis (250 versus 35) e maior número de movimentos por jogo (150 versus 80).
O software do AlphaGo é um algoritmo heurístico, um programa de computador capaz de estudar, aprender, planejar e tomar decisões críticas sobre as possibilidades futuras. Ele analisou mais que 30 milhões de movimentos feitos por jogadores humanos.
De acordo com Zoubin Ghahramani, professor de Engenharia da Informação na Universidade de Cambridge, o novo software é um grande avanço da inteligência artificial.

“A ideia de computadores recebendo reforço de aprendizagem para aprender a melhorar o seu comportamento e alcançar metas é uma grande evolução. Isso poderia ser usado ajudar médicos a fazerem planos de tratamento, por exemplo, em empresas ou em qualquer lugar onde você gostaria de ter computadores ajudando os seres humanos na tomada de decisão.”

Foto: http://futurism.com/major-breakthrough-in-artificial-intelligence-google-program-defeats-european-go-champion-5-0/