IA ANALISA AS REAÇÕES EMOCIONAIS DE CONSUMIDORES EM TEMPO REAL

Em 6 de fevereiro de 2017 por Torba Azenha em Highlights, Inteligência Artificial

Torba Azenha

A empresa Cloverleaf, especializada em tecnologia para vendas de varejo, lançou o shelfPoint, software de detecção facial que usa sensores e inteligência artificial para medir as reações dos clientes aos produtos nas gôndolas e prateleiras em tempo real.

O shelfPoint está fazendo a delícia de equipes de marketing e publicidade, pois ele registra a idade, o sexo e a etnia do comprador quando eles estão olhando para o produto. O sensor também pode alterar os próprios anúncios, no ato, para tentar fazer com que o cliente mude de ideia e resolva comprar.

Uma das primeiras parceiras, a Dell, usará o shelfPoint em suas lojas para rastrear as reações aos seus produtos, o que pode significar mais vendas. A Proctor & Gamble conduziu uma pesquisa que constatou que as vendas devem aumentar quase 40% com o uso dessa tecnologia.

A Cloverleaf garante, para os que estão preocupados com o que isso pode significar em termos de identificação e vigilância, que o software só faz uma detecção de rosto, e não retém ou captura qualquer informação pessoal identificável.

A IA analisa “manchas” no rosto, que são traduzidas em informações que, quando comparadas ao banco de dados dos computadores, resultam em uma composição do indivíduo e dão pistas acuradas sobre as suas emoções.