Câncer de Mama

IA ANALISA MAMOGRAFIA MAIS RÁPIDO E COM PRECISÃO DE 99%

Em 28 de setembro de 2016 por HiArbix em Highlights, Saúde

Torba Azenha

Os maiores problemas na detecção do câncer de mama são os resultados falso-positivos (em quase metade dos casos) e as biopsias desnecessárias (perto de 20%). Um trauma físico e emocional para as mulheres.

Para mudar este quadro, pesquisadores do Houston Methodist Research Institute desenvolveram um software de inteligência artificial (IA), que interpreta mamografias com precisão. De acordo com um novo estudo publicado na Cancer, o software traduz prontuários dos pacientes em informações de diagnóstico 30 vezes mais rápido que os humanos e com 99% de precisão.

Este programa analisa não só as mamografias (comparando-as com milhões de outras imagens) mas também os pareceres dos especialistas sobre elas e todo o histórico médico das pacientes.

No último teste, os pesquisadores forneceram ao sistema de IA 500 casos de mulheres com suspeita da doença. Em poucas horas o computador apresentou o diagnóstico, identificando inclusive o subtipo de câncer. Após a checagem, com todos os procedimentos clínicos disponíveis, ficou demonstrado que o software tinha acertado 99 por cento dos casos.