IA IMITA VOZ EM 1 MINUTO

Em 22 de setembro de 2017 por Torba Azenha em Destaque, Highlights, Inteligência Artificial

Torba Azenha

O Lyrebird, startup de Inteligência Artificial de Montreal, apresentou um algoritmo de imitação que permite copiar a voz de qualquer um depois de ouvir apenas 60 segundos de amostras de áudio.

Muitos grandes da tecnologia investem em sintetizadores de vozes, mas ninguém conseguiu fazer isso com apenas 60 segundos de amostra. O Projeto VoCo da Adobe, por exemplo, requer um mínimo de 20 minutos de áudio antes que possa imitar uma voz.
As vozes criadas certamente não são perfeitas, elas ainda soam um pouco robóticas, mas dá para imaginar as melhorias que a tecnologia agregará nos próximos anos. A Lyrebird eventualmente oferecerá o sistema aos desenvolvedores para que usem em assistentes pessoais, para leitura de livros de áudio com vozes famosas, dispositivos conectados, sintetização de fala para pessoas com deficiência, filmes de animação ou para estúdios de videogames. A Lyrebird terá um catálogo de vozes diferentes e permitirá que o usuário crie suas próprias vozes de acordo com suas necessidades.
A tecnologia da Lyrebird ainda está em desenvolvimento, mas a empresa diz que 6.000 pessoas já se inscreveram para acesso antecipado a ela.

 

Ouça aqui as vozes sintetizadas de Obama, Trump e Hillary