Ossos elásticos

IMPRESSÃO DE OSSOS ELÁSTICOS

Em 29 de outubro de 2016 por HiArbix em Highlights, Saúde

Torba Azenha

E a tecnologia de impressão 3D continua mostrando vigor, principalmente em aplicações da medicina. Um novo material sintético, chamado osso hiperelástico, pode ser o início de uma nova etapa da cirurgia reconstrutiva. O “osso” pode ser implantado sob a pele, como um suporte para o crescimento de um novo osso (humano) ou utilizado para substituir um que foi perdido. Embora não tenha sido testado em seres humanos, as experiências realizadas pelos pesquisadores da Northwestern University (Illinois) em animais foram surpreendentes, não houve um só caso de rejeição.

O osso hiperelástico, descrito no estudo publicado na revista Science Translational Medicine, é feito a partir de um insumo a base do mineral chamado hidroxiapatita, uma forma de cálcio encontrada nos ossos (e já utilizado em cirurgias reconstrutivas) extremamente frágil, que os cientistas misturaram a um polímero para adicionar flexibilidade e resistência.

O invento é particularmente promissor porque é sintético e barato. Ele pode ser impresso em 3D (personalizado) à temperatura ambiente e tem um período de vida útil estimada em um ano.

Veja o vídeo da Science