ROBÔS NO NY TIMES

Em 14 de junho de 2017 por Torba Azenha em Destaque, Highlights, Inteligência Artificial

Torba Azenha

O mais famoso jornal do mundo recebe uma média de 12 mil comentários por dia sobre suas matérias no nytimes.com. Mesmo permitindo que somente 10% dos artigos publicados sejam comentados, mantém 14 jornalistas trabalhando como moderadores.

Desde ontem, 13 de junho, o New York Times começou a aumentar o número de artigos que apresentam uma seção de comentários – incluindo as matérias de capa – e os moderadores usarão agora a plataforma Perspectiva, criada pelo Jigsaw, uma divisão do Aphabet (Google). Ainda este ano o NYT espera abrir 80% das suas (200) matérias diárias para os comentaristas.
Anos atrás, o Jigsaw (que se chamava Google Ideas) percebeu que poderia usar a capacidade computacional da empresa mãe para construir uma solução para a selva em que se transformou o discurso on-line, com trolls, racismo, terrorismo e tudo mais (vale ler a matéria publicada na Wired sobre o tema).
Há alguns meses, o Times entregou todo o seu arquivo de comentários ao Jigsaw  (mais de 16 milhões) e os desenvolvedores criaram uma IA que pode entender o que deve e o que não pode ser aprovado.
O Times acredita que este novo sistema de aprovação de comentários vai impulsioná-lo ainda mais no futuro digital. Se mais pessoas puderem comentar no site sem medo de trolls ou ofensas, elas provavelmente vão se envolver mais com o jornal, aumentado sua penetração e importância.