Próteses 3D

JÁ DÁ PARA BAIXAR E IMPRIMIR PRÓTESES “BIÔNICAS” EM CASA

Em 13 de novembro de 2016 por HiArbix em Highlights, Saúde

Torba Azenha

Os mais velhos, com certeza, se lembram do seriado “Homem de Seis Milhões de Dólares” que fez muito sucesso na TV nos anos 70. A série é sobre o astronauta Steve Austin (interpretado pelo ator Lee Majors) que sofreu um grande acidente, e foi reconstruído com uma série de próteses (chamadas de “biônicas”) que custaram os tais seis milhões de dólares.

Hoje, depois de 40 anos, as próteses continuam sendo fundamentais para as pessoas que perderam seus membros. Só que elas são muito mais baratas e já podem ser “impressas” em casa. A startup Open Bionics colocou seus projetos de braços protéticos em código aberto (open-source), dando a todos a capacidade de projetar sua própria prótese, única e funcional, e, com uma impressora 3D, finalizá-las.

A Open Bionics é especializada em mãos biônicas de baixo custo. Eles têm inclusive uma linha de mãos protéticas para crianças que são inspiradas pelos filmes “Frozen”, “Star Wars” e “Ironman”. As crianças adoraram a ideia, pois, o que poderia ser psicologicamente doloroso, virou uma espécie de diversão.

“Quando você abre seu código, você abre sua tecnologia para milhões de outras pessoas que vão melhorá-la. Você avança muito mais rápido”, diz Samantha Payne, fundadora da empresa.

Assista ao vídeo