Inteligência Artificial - Deep Mind

NOVO ALGORITMO FAZ IA APRENDER MAIS RÁPIDO

Em 10 de novembro de 2016 por HiArbix em Highlights, Inteligência Artificial

Torba Azenha

“One shot learning” é como está sendo chamado o novo algoritmo desenvolvido pelos pesquisadores do DeepMind, empresa do grupo Google. Com ele, os computadores receberam amostras de apenas algumas centenas de imagens e depois reconheceram um objeto com apenas uma imagem mostrada.

Para se ter uma ideia do que pode significar este avanço, é bom notar que o maior desafio desses sistemas sempre foi o esforço necessário para ensiná-los, sendo que a maioria exige milhares (ou mesmo milhões) de exemplos antes que eles possam “aprender” algo novo.

Analisar e reconhecer tantos dados é muitas vezes impraticável. Por exemplo, um robô que precise andar por uma casa desconhecida não pode gastar horas e horas vagando pelos espaços para se localizar. E os sistemas usados em carros autônomos ainda precisam recolher milhares dados sobre trânsito e segurança para aprender o beabá do volante.

Para acelerar o processo de aprendizagem o pessoal do DeepMind adicionou um componente de memória ao sistema (processo que ainda não foi detalhado). A precisão do algoritmo é próxima da de um sistema típico, só que este é alimentado por muito mais dados e usa um tempo enorme para isso.

Este avanço no sistema de “machine learning” nos aproxima muito do desenvolvimento da verdadeira Inteligência Artificial (IA), dizem os pesquisadores.