Economizar com carros autônomos

O DINHEIRO QUE OS CARROS AUTÔNOMOS VÃO ECONOMIZAR ECONOMIZAR. E A PROVA EM VÍDEO.

Em 20 de janeiro de 2017 por HiArbix em Highlights, Inteligência Artificial

Torba Azenha

Quando o mundo parece ser (ou é) governado por economistas e, para eles, tudo é dinheiro (e os números de vidas salvas não interessam), vale a pena colocar alguns dados importantes em termos que eles consigam entender. E a Global Positioning Specialists (GPS) fez exatamente isso com os “driverless cars”, calculando o quanto os veículos autônomos poderiam economizar em um país, em dinheiro.

Os resultados são notáveis. Só nos EUA, essa tecnologia poderia poupar mais de US$ 300 bilhões por ano, apenas a partir do PIB perdido devido a acidentes de carro. Atualmente, os americanos perdem $ 341 bilhões de dólares com as colisões e a GPS prevê que carros autônomos trariam isso para apenas US $ 34 bilhões.

Para produzir estes números, a GPS tomou dados já existentes do PIB do país, e, em seguida, aplicou uma fórmula simples com base na redução percentual de acidentes esperados se veículos autônomos forem adotados.

Uma prova da eficiência dos autônomos foi registrada neste vídeo, que se tornou viral. Os passageiros de um carro Tesla resolveram filmar a estrada enquanto o veículo funcionava com piloto automático. E acabaram gravando o sistema de IA embarcado prever um acidente segundos antes de acontecer (e antes que os humanos envolvidos na batida!).

No vídeo, carros são vistos rodando pela rodovia A2, na Holanda. O aviso de colisão dianteira (sinais sonoros) do Tesla e o sistema de freios de emergência entram em ação, parando o veículo.

A parte mais impressionante não é a do radar do carro sinalizando algum perigo, mas a que mostra claramente como a IA foi capaz de reconhecer que os dois carros à frente estavam fazendo alguma manobra errada.