UM SOFTWARE INOVADOR, E BRASILEIRO, PARA ENGENHARIA

Em 5 de julho de 2017 por Torba Azenha em Destaque, Highlights, Manufatura Avançada

Torba Azenha

Depois de 10 anos atuando como representante no Brasil de desenvolvedores estrangeiros de Engenharia Assistida por Computador (conhecidos por CAE, Computer-Aided Engineering), a VirtualCAE, de São Caetano do Sul, SP, decidiu apostar no desenvolvimento de uma alternativa nacional: o Virtual.Pyxis.

Os sistemas CAE possibilitam à indústria moldar virtualmente peças mais leves, calculando o volume de matéria-prima e monitorando a sua resistência. O grande diferencial do Virtual.Pyxis é que ele é capaz de processar um número muito maior do que os disponíveis no mercado a um custo muito menor e sem a necessidade de alta capacidade computacional, graças a um algoritmo de última geração.
O desenvolvimento acelerado das tecnologias de impressão 3D, junto com softwares CAE, começa a possibilitar a fabricação de estruturas compostas de vários materiais combinados, mais leves e eficientes.
O Virtual.Pyxis, em parte financiado pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP, está licenciado para importantes multinacionais como a Thyssenkrupp (unidade da China), a AGCO, multinacional americana de equipamentos agrícolas, e até para um dos laboratórios de pesquisa do MIT.