Robô opera olho

ROBÔ OPERA OLHO PELA PRIMEIRA VEZ

Em 20 de setembro de 2016 por HiArbix em Highlights, Saúde

Torba Azenha

Quando um robô miniatura, controlado remotamente, levantou a membrana de um centésimo de milímetro que bloqueava a retina do olho direito do reverendo Willian Beaver, os cirurgiões da Universidade de Oxford (Inglaterra) puderam comemorar não só o sucesso do procedimento, mas o primeiro passo para abrir de vez as portas das cirurgias de alta precisão para as máquinas. Em benefício dos humanos.

O robô cirurgião Preceyes, desenvolvido pela empresa holandesa do mesmo nome, é capaz de atenuar o tremor das mãos do cirurgião que o maneja (através de um joystick e tela sensível ao toque), e é monitorado por microscópio. Possui sete motores independentes controlados por computador e se move com uma precisão de um milésimo de milímetro. Movimentos bruscos do joystick resultam em pequenos movimentos do robô, que ainda tem uma função de “congelamento”, que para tudo quando detecta qualquer anomalia nos comandos do médico.
Com esta cirurgia tão bem sucedida, o objetivo passa a ser a realização de intervenções oculares consideradas impossíveis para mãos humanas.

Vale a pena ver como funciona o Preceyes