Robôs na nuvem

ROBÔS NA NUVEM

Em 17 de outubro de 2016 por HiArbix em Highlights, Inteligência Artificial

Torba Azenha

Uma tarefa que levaria um ano para um robô completar poderia ser feita em algumas semanas se vários robôs pudessem se comunicar uns com os outros. Esse é o ponto central de vários estudos que estão explorando a possibilidade de construir um computador “colmeia” que, através de uma nuvem de dados, comandaria robôs para que pudessem partilhar as suas experiências e aprender seus códigos (tarefas) mais rapidamente.

Como isso está sendo feito?

Um estudo, por exemplo, deu tarefa uma aos robôs para ser resolvida na uma base de tentativa e erro (abrir uma porta). Sucessos e fracassos foram reunidos em um servidor central e o conjunto de comandos que produziram os melhores resultados foram enviados de volta para os robôs, e o ciclo continuou até que a tarefa ser dominada.

Outra experiência programou robôs para construir um modelo preditivo de suas experiências compartilhadas. Esses robôs foram autorizados a interagir livremente com objetos sobre uma mesa, partilhar as suas experiências uns com os outros e, juntos, construir um único modelo.

Um terceiro estudo trabalhou o auxílio humano no processo de ensinar os robôs, dando um contexto para as ações. E eles rapidamente dominaram e lidaram com as variações, cada vez mais complicadas.

Apesar dos diferentes graus de sucesso, todos os três estudos concluíram a mesma coisa: os robôs são capazes de aprender de forma mais eficiente e eficaz quando estão autorizados a se comunicar e partilhar as experiências.

O vídeo, apesar de fazer muita propaganda das pesquisas do Google, vale ser visto