SAÚDE PERSONALIZADA EM 3D

Em 31 de março de 2017 por Torba Azenha em Highlights, Saúde

Torba Azenha

Médicos indianos substituíram as vértebras danificadas de uma mulher com uma cópia de titânio impressa em 3D, numa cirurgia de 10 horas. A tecnologia permitiu que fosse criada uma peça de reposição perfeita para esta paciente, mais uma prova que estamos entrando na era da saúde personalizada.

Primeiro eles imprimiram um “mockup” perfeitamente dimensionado da espinha da paciente e, após muitos testes (realizados por equipes da Índia, Estados Unidos e Suécia), de biomecânica e resistência ao estresse, foi criado o implante de titânio final.
A mulher indiana de 32 anos havia perdido sua capacidade de andar devido a um caso grave de tuberculose. A doença geralmente afeta os pulmões, mas viajou para a medula da mulher quando seu sistema imunológico foi enfraquecido por drogas prescritas para infertilidade, o que comprometeu sua primeira, segunda e terceira vértebras cervicais.
A mulher deve se recuperar completamente em duas semanas e levar uma vida normal, o que seria impossível sem a tecnologia de impressão 3D.
Mais detalhes aqui