SEM GORJETA: UM HOTEL TOCADO POR ROBÔS

Em 23 de junho de 2017 por Torba Azenha em Destaque, Highlights, Inteligência Artificial

Torba Azenha

O Henn na Hotel se apresenta como “o primeiro hotel robótico” do mundo. Localizado perto de Tóquio, o nome significa estranho. A recepção é operada por robôs que falam japonês, inglês, chinês e coreano.

Outras máquinas ajudam os hóspedes a transportar a bagagem para seus quartos.Tarefas como limpeza de janelas e aspiração também são executadas por robôs.
O Henn na não tem chaves, usa reconhecimento facial. Sensores de movimento acendem e desligam as luzes e o sistema de ar condicionado. São 100 quartos e 140 robôs. Somente 7 funcionários humanos estão no local para fornecer assistência em situações de emergência.
Na mesa de cabeceira, Chu-ri-chan, uma pequena criatura eletrônica que liga as luzes e oferece previsões meteorológicas e opções de chamadas para acordar.
Os japoneses são fascinados por robôs e a indústria desse segmento decola. Em abril, o Banco de Tóquio-Mitsubishi colocou um robô humanoide na recepção, a Nestlé está investindo em robôs para vender cafeteiras em lojas em todo o país e eles também trabalham orientando os visitantes do Museu Nacional de Ciências Emergentes e Inovação da capital.