UMA ABORDAGEM RADICAL NA LUTA CONTRA AS INFECÇÕES

Em 22 de maio de 2017 por Torba Azenha em Highlights, Saúde

Torba Azenha

“Pare de lutar contra as infecções. Em vez disso, ajude seu corpo a tolerá-las”. A afirmação não é de nenhum curandeiro hippie, mas da fisiologista e professora do Salk Institute Janelle Ayres. Ela complementa: “Todos estão focados em fazer novos antibióticos para uma guerra que nunca vamos vencer”. Muitos estão se convencendo disso e assim, sua teoria e seus estudos têm despertado o interesse de uma parte importante da comunidade científica.

Janelle tem à sua disposição todos os tipos de ferramentas de alta tecnologia dos campos da microbiologia, genética e imunologia para ajudá-la a entender por que alguns indivíduos toleram uma infecção muito melhor do que outros.
Seu trabalho é mais que necessário pois fica cada vez mais claro que a abordagem padrão para combater infecções, usando antibióticos e antivirais, está se mostrando inadequada. As drogas não funcionam para todas as doenças, elas matam as boas bactérias junto com as más e seu uso desenfreado está contribuindo para a ascensão de bactérias resistentes aos antibióticos, ou superbactérias, que aterrorizam os especialistas porque existem poucas maneiras de detê-los.
Suas pesquisas começaram há dez anos em Stanford. Ela infectou mais de 10 mil moscas com listeria e o comparou as que morreram com as sobreviventes e encontrou conjuntos específicos de genes que desempenharam papéis na prevenção, contenção e até na reparação dos danos da infecção.
O estudo imediatamente chamou a atenção de um dos imunologistas mais renomados do país: Ruslan Medzhitov, que conquistou quase todos os grandes prêmios recentes de biologia. Ele ficou convencido de que a tolerância era a questão-chave que os imunologistas haviam negligenciado há muito tempo.
A partir dos elogios de Medzhitov, o trabalho de Ayres começou a ser analisado e replicado em vários laboratórios de todo mundo.
Vale muito ver Janelle no Ted Talks: Ending the arms race with infectious diseases